10 de janeiro de 2011

Green Day


Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt são amigos desde os 10 anos. Dirnt, que foi um dos poucos a conhecer o pai de Billie – que morreria pouco tempo depois – foi, aos 15 anos, morar com Armstrong. Para se sustentarem, trabalharam de ajudantes de garçom no Rod’s Hickory Pitt (Vallejo, Califórnia), onde trabalhava a mãe de Billie.

Em 1987, os dois amigos fundaram sua banda, a Sweet Children, e fizeram seu primeiro show lá mesmo, no Rod’s Hickory Pitt. Um ano depois, eles começam a trabalhar com John Kiffmeyer, que virou não só o baterista, mas também gerente de negócios da banda. Enquanto isso, Tré Cool tocava na banda The Lookouts.

Um pouco depois, o dono da gravadora Lookout! Records, Larry Livermore, vê a banda tocar e fecha um contrato com os meninos. Logo depois, eles mudam o nome de Sweet Children, pra Green Day, que nos Estados Unidos é uma gíria de quem larga seus compromissos pra passar o dia fumando maconha. Em 1989, é gravado o EP “1,000 Hours”.

Em 1990, é lançado o primeiro LP da banda “39/Smooth” e depois, mais alguns EPs, quando o baterista resolve deixar a banda pra se dedicar aos estudos. Logo após passarem um tempo com um baterista temporário, resolvem chamar Tré Cool pra formar a banda e é essa formação que conhecemos até hoje.

Em 1992, foi lançado o cd “Kerplunk” e a banda se tornou a mais produtiva da Lookout! Records. Como muitas gravadoras ficaram de olho no Green Day, em 1993 eles foram contratados pela Reprise Records. Já pela nova gravadora, eles começaram a trabalhar no disco “Dookie” que foi lançado em 1994 e foi um enorme sucesso comercial. Com os clipes “Longview”, “Basket Case” e “When I come around” a todo o momento na MTV, as três músicas alcançaram o primeiro lugar na Billboard Modern Rock Tracks. Nesse mesmo ano, o trio participou do Woodstock 94 que só fez aumentar a popularidade da banda. Em 95 a banda foi indicada a 9 prêmios no MTV Video Music Awards.

Insomniac, o segundo cd pela Reprise Recors, foi lançado em 1995. A crítica adorou e os fãs chamaram a banda de ‘vendida’. O álbum não fez tanto sucesso quanto “Dookie”, mas vendeu 2 milhões de cópias nos Estados Unidos. Por músicas e clipes desse novo álbum, o trio foi indicado para diversas premiações. A turnê européia desse disco foi cancelada, por exaustão do grupo.

Só em 1997, eles voltam a trabalhar em um novo disco, mais tarde batizado de “Nimrod”. Nele, o Green Day vem com uma mistura maior de estilos. O hit “Good Riddance (Time of your life)” deu o prêmio de ‘Melhor vídeo alternativo’ do MTV Video Music Awards para o Green Day.

O CD “Warning” veio em 2000, com um lado mais politizado dos meninos. Apesar de trazer os hits “Minority” e “Warning” e de receber 8 prêmios no Prêmio California Music (2001), a banda perdeu espaço e segundo a imprensa, estava perdendo relevância no cenário musical. Ainda em 2001, é lançada a coletânea “International Superhits!” contendo os maiores sucessos. E no ano seguinte, a coletânea “Shenanigans” trouxe um compilado dos lados B da banda, incluindo “Espionage”, indicada ao Grammy.

O cd “Cigarettes and Valentines” que foi concluído em 2003 não chegou a ser lançado, pois a fita master foi roubada e os integrantes optaram por não tentar reconstruir o álbum, mas sim começar do zero. No fim do mesmo ano, a banda colaborou com o cd “Skull Ring”, do Iggy Pop.

Em setembro do ano seguinte, foi lançado o disco “American Idiot”, primeiro lugar nas paradas da Billboard. O álbum emplacou sucessos, como “Jesus of suburbia” e “Whatsername” e ainda levou o Grammy de Melhor álbum de rock. Foi desse álbum que saiu a maior turnê da banda, 150 datas até o fim de 2005. Um dos shows, na Inglaterra, rendeu um DVD.

Em 2006, o Green Day foi premido como “Grupo Favorito” no People’s Choise Awards e ainda ganhou outro Grammy, desta vez por “Boulevard of broken dreams” que bateu o recorde da Billboard de 16 semanas seguidas no topo da parada.

Depois disso, o grupo ainda fez uma participação no filme “Live Freaky! Die Freaky!” de Jhon Roecker e cantaram uma versão de “The saints are coming”, junto com o U2, para ajudar as vítimas do furacão Katrina em Nova Orleans.

O CD “Instant Karma”, em homenagem a John Lennon, contou com uma versão cover de “Working Class Hero” gravada pelo Green Day, no ano de 2007. No final desse mesmo ano, os meninos criaram a Foxboro Hot Tubs, que eram os próprios, mas em um novo projeto. Fizeram até uma mini-turnê por estabelecimentos da Bay Area, na Califórnia.

O próximo cd só viria no inicio de 2009, o “21st Century Breakdown”, que foi um sucesso de critica e público. Nesse cd estão sucessos como “21st Century Breakdown”, “East Jesus Nowhere” e “21 guns”, o clipe da última, faturou 3 prêmios no MTV Video Music Awards e o cd ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Rock.

Em 2010 o Green Day trouxe essa turnê pro Brasil e passou por Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.


WAR IS OVER (IF YOU WANT IT) - JOHN LENNON & LYOKO ONO