7 de maio de 2010

Aerosmith


Steven Tallarico nunca achou que chegaria ao nível de seu ídolo Mick Jagger. De New York, mudou para Boston, trocou seu sobrenome para Tyler e começou a trabalhar em seu destino. Ele pulou de banda em banda antes de finalmente, em 1970, se juntar aos guitarristas Joe Perry e Brad Whitford, ao baterista Joey Kramer, e ao baixista Tom Hamilton.
Em 1972, eles foram contratados pela Columbia Records depois de muitas apresentações. Em 1973, lançaram o primeiro disco, com Dream On. Ninguém prestou muita atenção, mas logo em seguida foi lançada a música Toys in the Attic, e o que fez a banda ser reconhecida foi Dream On, que tocava em várias baladas.Relançada como single foi um imenso sucesso que, junto com as turnês da banda, colocaram o Aerosmith no topo do Hard Rock.
 
Rocks foi lançado em 1976 e é, possivelmente, um dos melhores disco, contendo preciosidades como "Back in the saddle" e "Rats in the cellar". Mas em 1977, com Draw the Line, parte do brilho estava sumindo. As turnês contínuas e o abuso de drogas estavam mostrando o problema que causavam, particularmente em Tyler e Perry em seu estilo muito precioso de escrever músicas.
 
Na metade de 1979 Perry deixa a banda, destruindo a preciosa química que sempre fez o Aerosmith progredir. Brad Whitford também partiu logo em seguida, deixando Tyler, Hamilton e Kramer para continuar com a banda e tentar trabalhar com novos guitarristas, Jimmy Crespo e Rick Dufay. Rock in a Hard Place foi um disco muito bom, mais pesado que os anteriores, mas ainda faltava algo. Ao vivo, Tyler caia no palco devido ao abuso de drogas. O Aerosmith começou sua grande queda para o esquecimento, tendo sido ultrapassado por novas bandas.


Mas em 1984 o inimaginável aconteceu. Tyler e Perry se uniram novamente, Whitford voltou ao seu posto também e uma nova turne de reunião da banda chamou seus fãs de volta para os shows. Eles mudaram para a Geffen Records e gravaram Done With Mirrors em 1985. Foi um disco que não se saiu muito bem, por causa dos problemas com as drogas, que continuavam a afetar o desempenho da banda. Finalmente todos começam uma desintoxicação que deixou-os sóbrios, livre das drogas e com a cabeça limpa pela primeira vez na década. Na mesma hora a versão do Run-DMC de "Walk this way", com Tyler e Perry, preparou terreno para a volta esmagadora!

Após eles terem passado uns tempos na Caron Fundation (Pensilvânia), um centro de reabilitação para toxico-dependentes, sai Permanent Vacation de 1987. Um pouco rápido e até comercial para os padrões do Aerosmith, mas tinha "Dude" e "Rag Doll". Este disco estabeleceu a banda como uma das melhores do gênero e fez com que eles gravassem Pump em 89, o melhor disco da banda desde Rocks. Com muita atitude e músicas poderosas como, "Love In the elevator", "F.I.N.E." e a clássica "Janie's got a gun", vendeu quatro milhões de discos.

Em seguida lançam Get A Grip, que não fica atrás e comprova o talento da banda. São pérolas do nível de "Cryin'" e "Livin' on the edge", que se ouvem neste disco. O vídeo clip "Cryin'" ganhou o prêmio de melhor vídeo de 1994, dado pela MTV.

A coletânea Big Ones foi lançada e somente três anos depois, o inédito Nine Lives chegou às lojas. Muitas músicas desse álbum viraram clip e o grupo continuou faturando vários prêmios e lotando estádios por todo o mundo. Para registrar essa excelente fase, editaram, em 1998, A Little South Of Sanity, um disco duplo que traz todos os grandes hits da banda em formato ao vivo.

Em 2001, saiu o álbum Just Push Play, mantendo a mesma tendência dos anteriores, com baladas poderosas, vídeo clips super produzidos e milhões de cópias vendidas. Nesse mesmo ano, lançaram Young Lust: The Aerosmith Anthology uma coletânea dupla que, além dos clássicos do grupo, ainda traz faixas raras, lados-b de singles, gravações ao vivo e um livreto com diversas fotos.

Outra coletânea dupla, O Yeah! Ultimate Aerosmith Hits, saiu em 2002 e, como o próprio título diz, traz 'hits' como "Dream on", "Walk this way", "Janie's got a gun", entre outros. Dois anos depois, o grupo estava de volta ao mercado fonográfico com o lançamento de Honkin´ On Bobo, um trabalho versátil e bem diferente dos discos anteriores do Aerosmith. No repertório da compilação faixas com o melhor do blues e do soul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.


WAR IS OVER (IF YOU WANT IT) - JOHN LENNON & LYOKO ONO