23 de abril de 2010

Def Leppard

A história do Def Leppard foi marcada por sucessos e tragédias. Considerada como uma das bandas mais importantes do Hard Rock, ajudou a consolidar a cena musical no início dos anos 80 na chamada New Wave Of British Heavy Metal, ao lado de nomes como Iron Maiden, e superou obstáculos extremamente complicados ao longo do tempo.


Em 1979, após a gravação de uma demo, o vocalista Joe Elliot, os guitarristas Steve Clark e Pete Willis, o baixista Rick Savage e o baterista Tony Kenning assinam com a Polygram e lançam o 'debut' no ano seguinte intitulado On Through The Night. Esse primeiro álbum dos ingleses teve dois grandes hits, "Rock brigade" e "Rocks off", o que serviu para apresentá-los ao público e à mídia.
Em 1981, chega High N' Dry, já mais comercial, produzido e voltado ao hard rock, que acabaria se tornando uma das principais marcas da década e do próprio Def Leppard. Mas foi somente dois anos depois, com Pyromania que o grupo se tornou realmente famoso. Além de marcar a estréia de Phil Collen nas seis cordas, substituindo Pete Willis, o álbum é até hoje o mais conhecido da carreira da banda e ficou por muito tempo na segunda posição das paradas norte-americanas (em primeiro lugar estava Thriller de Michael Jackson).


Apesar do ótimo momento, o grupo se vê numa situação difícil quando o baterista Rick Allen perde um braço em um acidente de automóvel. Após alguns anos para se recuperar, Allen, perseverante, não desiste de ser baterista e adapta o instrumento a sua nova condição, seguindo em frente com o Def Leppard.

Lançam Hysteria, em 1987, e conseguem uma boa repercussão, principalmente com faixas como "Animal", "Love Bites" e "Run Riot". Infelizmente, são pegos de surpresa com outra péssima notícia: o guitarrista e principal compositor, Steve Clark veio a falecer por problemas com álcool.


O Def Leppard fica mais um tempo para se reerguer e, somente em 1992, após a entrada de Vivian Campbell (Dio e Whitesnake) no line up, lançam Adrenalize. Mesmo estando bem menos pesado, o trabalho ainda agradou bastante os fãs. No ano seguinte saiu Retro Active, um disco que, apesar de trazer material inédito, não era nenhuma novidade, já que seu tracklist era recheado de composições que saíram em EPs ou que não haviam sido usadas nos trabalhos anteriores. Já a coletânea Vault saiu em 1995.

Um ano depois, chega Slang um álbum que dividiu o público e não causou grande impacto. O Def Leppard, no entanto, recuperou o prestígio com os fãs em Euphoria, em 1999. Canções como "Demolition man", "All night" e "Desintegrate" mostram o guitarrista Vivian Campbell mais entrosado e muito mais criativo.
Em 2002 chega X, o décimo álbum da carreira do grupo, que já estreou direto na 11º posição das paradas da Billboard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.


WAR IS OVER (IF YOU WANT IT) - JOHN LENNON & LYOKO ONO