16 de janeiro de 2011

Alice In Chains

Ao lado de nomes como Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam, o Alice In Chains sempre foi lembrado como um dos principais representantes do movimento Grunge, nascido no início da década de 90 em Seattle.

Tudo começou em 1987, quando o vocalista Layne Staley convidou o guitarrista Jerry Cantrell para entrar em sua banda, o Alice N' Chains. Jerry aceitou o convite, mas mudou o nome para Alice In Chains e ainda trouxe junto com ele o baixista Mike Starr e o baterista Sean Kinney. Nos dois anos seguintes, apresentaram-se apenas em bares e pequenos clubes da cidade, até que, em 1989, assinam com a Comubia.

Os primeiros lançamentos foram o EP "We Die Young", com apenas 3 músicas, seguido do álbum completoFacelift , em 1990. Esse disco foi um verdadeiro fenômeno de vendas e a faixa Man in the Box tornou-se um dos grandes hits da época, abrindo todas as portas para o Alice In Chains.

O segundo single "SAP", de 1991, trouxe participações especiais de Chris Cornell, do Soundgarden e de Mark Arm do Mudhoney. Porém, o próximo trabalho completo só sairia no ano seguinte sob o título de Dirt. Para a divulgação desse álbum, saíram em turnê com Ozzy Osbourne além de passarem pelo Brasil no festival Hollywood Rock.

De volta pra casa, Mike Inez que até então tocava com o "Madman", substitui Starr nas quatro cordas. Já com baixista novo, participam da trilha sonora do filme "Last Action Hero" com a faixa "What the hell have I" e gravam mais um EP chamado "Jar of the Flies", que chegou ao 1º lugar da Billboard.

O terceiro álbum da banda Alice in Chains, saiu em 1995 e os destaques foram os vídeos das faixas "Grind", "Heaven beside you" e "Again".

Apesar de atingirem novamente o topo da parada americana, não quiseram agendar grandes turnês. Em 1996, gravam o famoso "Unplugged" na MTV, com as músicas mais conhecidas da carreira, em formato acústico.

Mas nem tudo ia bem com a banda. Os problemas do vocalista Layne Staley com as drogas e os desentendimentos entre eles ficavam cada vez mais fortes. O guitarrista Jerry Cantrell então começa a se dedicar a outros projetos como a gravação de álbuns solo e o Alice in Chains não lança mais nenhum material inédito.

Alguns anos após o "Unplugged", saiu a coletânea Nothing Safe: The Best of the Box, de 1999, traz uma mistura de versões ao vivo, acústicas e demo, além da inédita "Get Born Again". Ainda no mesmo ano, chegaMusik Bank, uma edição especial de 4 CD's sendo que o último é multimídia, com faixas interativas, vídeos, etc. Em 2000 foi a vez de Live, um disco ao vivo com as clássicas "Man in the box", "Angry chair", "Dirt", entre outras, chegar às lojas. A gravadora ainda lança gravações da banda, como o Greatest Hits, no ano seguinte, mas os fãs perdem as esperanças de ouvir algum material inédito do Alice in Chains quando o vocalista Layne Staley foi encontrado morto em sua casa, no dia 19 de Abril de 2002.

Um comentário:

  1. sabe o que mais foda mike starr sempre ter se culpado pela morte de seu amigo e que grande amigos eram, layne staley, mike participou do programa Celebrity Rehab... ele lutava contra as drogas mais em 2011 dia 8 de março foi encontrado morto em sua casa, nunca ninguem falou, mas vazou que no local avia marca de violencia, pra quem não entendeu, UMA LUTA, pra mim foi o guitarrista pois ele manchou o nome da banda por participar, pura babozera dele, Mike e Layne eram as almas do Alice In chains Escuta O Alice verdadeiro e o de Hoje ... tire suas conclusoes, Alice In Chains concerteza faiz parte do top 10 da minha lista... Abrçs pra vcs!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui.


WAR IS OVER (IF YOU WANT IT) - JOHN LENNON & LYOKO ONO