9 de maio de 2010

U2

A cidade era Dublin na Irlanda, e o ano era 1976. O estudante e baterista, Larry Mullen Jr., interessado em encontrar músicos para formar uma banda, fixou um cartaz no colégio onde estudava. Após os contatos iniciais e alguns testes, estava formado o Feedback. A formação do grupo era: Adam Clayton, os irmãos Dick e Dave Evans, Peter Martin e Ivan McCormicke.

Como é de praxe em bandas iniciantes, começam a tocar covers, que incluiam canções do Rolling Stones e outros hits da época. Em um dos ensaios, o garoto Paul Hewson foi conversar com os integrantes. A identificação entre as duas partes foi imediata e ele logo também entrou para o grupo. As mudanças que transformariam as vidas ocorreram logo depois: Dick e Peter deixam a banda, Dave, o guitarrista, adota o nome "The Edge" e Paul Hewson, que havia assumido os vocais, passa a ser conhecido como Bono Vox.

Com essa formação, o Feedback se apresentou no concurso de novos talentos da escola. Apesar de conquistarem o público em pouco mais de 10 minutos, ficaram em segundo lugar. Os rapazes não ficaram desanimados com o resultado mas decidiram trocar o nome do grupo.

E foi graças a Larry que tudo mudou: além de ser o baterista e idealizador da banda, trouxe o nome "U2" (que foi um avião utilizado pelos EUA na Segunda Guerra), sugerido por um amigo e ainda conseguiu o empresário, Paul McGuiness que trabalha com eles até hoje.

Como já ensaiavam algumas composições próprias, o U2 gravou uma fita demo. McGuiness procurava alguma gravadora interessada, quando um jornalista inglês assistiu a uma apresentação do grupo. Fizeram contato com o mesmo, e logo conseguiram agendar alguns shows na Inglaterra.

O saldo dessa mini excursão foi muito positivo e o primeiro EP, "U2 Three" é lançado em 1979. Surge o contrato com a Island e a gravação, em 1980, do álbum de estréia, intitulado Boy. O sucesso "I will follow" chamou a atenção da mídia e o segundo disco é então lançado no ano seguinte. October, de 1981, não trazia nenhum grande hit mas o U2 começava a aparecer na cena musical, recebendo muitas críticas favoráveis e a subir de posição nas paradas inglesas.

O resto do mundo só foi conhecer a banda com o terceiro disco: War de 1983. Esse álbum fez do U2 uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos. A postura politizada é assumida nas letras, em clássicos como "Sunday Bloody Sunday" e "New Years day". Seguiu-se uma extensa turnê de divulgação, que resultou em Under a Blood Red Sky, uma compilação de faixas ao vivo, gravadas durante o ano.

Em 1984, lançam mais um trabalho, The Unforgettable Fire. Apesar de não repetir o mesmo sucesso do anterior, esse álbum traz canções que marcaram a carreira do grupo, como "Pride (In the name of love)", feita em homenagem ao líder negro norte-americano Martin Luther King.

Nos anos seguintes, o U2 se apresentou em vários festivais e se manteve longe dos estúdios. Em 1985, saiu a colêtanea Wide Awake In America e só em 1987, foi lançado o novo disco de faixas inéditas, The Joshua Tree. Esse período sem gravar parece que fez bem a banda, pois o álbum, considerado por muitos o melhor de todos, vendeu mais de 18 milhões de cópias. Sucessos como "With or without you" e "Where the streets have no name" chegaram ao topo da parada de vários países.

A turnê foi registrada no filme "Rattle And Hum", que acompanha uma trilha sonora de mesmo nome. Após todo esse sucesso, os integrantes do U2 resolvem fazer uma nova pausa e ficam alguns anos longe da música, descansando e refletindo sobre suas vidas.

A tão esperada volta só ocorreu em 1991, com o disco que marcaria uma nova fase do grupo: Achtung Baby. O som estava mais pop, influenciado pela música eletrônica e a balada "One" acabou se tornando o carro-chefe. A turnê de divulgação desse novo trabalho, batizada de "Zoo Tv", trazia uma incrível parafernália com telões, câmeras de video e muitos objetos espalhados pelo palco.

Em 1993, a banda lança Zooropa, prova de que essa nova fase veio pra ficar. As tendências eletrônicas estavam ainda mais explícitas e o e o álbum não foi muito bem aceito. Os fãs que já estavam preocupados com o rumo que a banda estava seguindo, perdem de vez as esperanças com o lançamento do novo single "Discotheque", em 1997. O álbum Pop, que saiu logo depois, era uma simples continuação do que o U2 já vinha fazendo há alguns anos.

Apesar do público praticamente ignorar o disco, a turnê "Popmart", tão escandalosa quanto a "Zoo Tv", foi um sucesso, pois todos queriam mesmo ver a banda tocando os sucessos da década de 80. Percebendo isso, em 1998, com o fim da turnê, lançaram a coletânea The Best Of 1980-1990, com todos os hits que o público pedia nos shows.

No final de 2000 saiu All That You Can't Leave Behind. Com esse álbum, um nova esperança surge. O grupo deixa um pouco de lado as experimentações e exageros e se aproxima mais do estilo de som que marcou o início da carreira. A balada "Beautiful day" é o principal destaque.

Dois anos depois, chega The Best Of 1990-2000, a continuação da primeira coletânea, de 1998, englobando agora a segunda década de sucessos do grupo.

Em 2003 O U2 lançou o DVD "U2 Go Home: Live Form Slane Castle, Ireland", com uma apresentação ao vivo na Irlanda, em 2001. A compilação traz ainda um documentário de 1984, época que o disco Unforgettable Fire foi gravado no mesmo local.

O trabalho do U2 How to Dismantle an Atomic Bomb foi lançado em 2004 e atingiu a marca de 840 mil cópias na primeira semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.


WAR IS OVER (IF YOU WANT IT) - JOHN LENNON & LYOKO ONO