No início dos anos 80, em meio a decadência em que vivia o rock progressivo, alguns dos músicos mais talentosos do estilo se uniram numa nova banda, porém, com um maior apelo comercial, misturando rock, pop e progressivo. O nome escolhido foi Asia e na formação, Steve Howe (ex-Yes - Guitarra e Vocal), Carl Palmer (ex-ELP - Bateria ), John Wetton (ex-King Crimson, Uriah Heep - Baixo e Vocal) e Geoffrey Downes (ex-Yes - Teclado e Vocal).
O álbum homônimo de estréia foi lançado em 1982 e gerou uma certa polêmica: enquanto que os fãs mais radicais das ex-bandas dos integrantes do Asia viraram a cara para o disco devido as composições simples, o resto do mundo passou a adorá-los. Os hits "Heat of the moment" e "Only time will tell", que virou até tema de propaganda de cigarro, impulsionaram as vendas, que chegaram a impressionante marca de 9 milhões de cópias.
O segundo trabalho Alpha, foi lançado no ano seguinte e não obteve a mesma receptividade do primeiro. Steve Howe deixa o grupo e é substituído por Mandy Meyer (ex-Krokus). Em 1985, gravaram Astra. Comercialmente, o disco foi ainda pior que o anterior, e nem o vídeo "Go", conseguiu emplacar. Perturbado com a má fase, o grupo resolve dar um tempo e os integrantes partem em carreira solo e se lançam em novos projetos.
Voltam a se encontrar apenas em 1990, quando, após o lançamento da coletânea Then & Now, iniciam uma extensa turnê mundial, passando inclusive pelo Brasil. Registram alguns shows dessa excursão e Live In Moscow sai no ano seguinte. Estava na hora de lançar um inédito e Aquaveio 1992, trazendo alguns novos nomes no line up: John Payne (baixo e vocal), Al Pitrelli (guitarra, atualmente no Megadeth) e Michael Sturgis (bateria). Os veteranos Carl Palmer e Steve Howe aparecem nos créditos apenas na condição de convidados.
Em 1994, veio Aria, sem grandes novidades. O guitarrista Aziz Ibrahim (Simply Red) substituiu Al Pitrelli, que foi para o Savatage, na turnê que se seguiu. Dois anos depois, para o lançamento de Arena, ocorreram mais mudanças na formação: agora, além de Downes e Payne, Sturgis e Ibrahim, entraram Elliot Randall (guitarra), Luis Jardim (percussão) e Tomoyasu Hotei (guitarra).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.